Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73354
Type: Monografia (especialização)
Title: Conhecimento popular como ferramenta para o ensino de ciências: uma abordagem investigativa para o tema herpetologia
Authors: Jaqueline Silva Santos
First Advisor: Marina de Lima Tavares
First Referee: Luiza Gabriela de Oliveira
Abstract: O artigo apresenta a elaboração de uma sequência de ensino com abordagem investigativa (SEI) sobre o tema herpetologia, com foco no grupo dos anfíbios. A SEI foi desenvolvida a partir de uma atividade de sondagem com estudantes do 7o ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Pará de Minas-MG. A partir dos resultados da atividade de sondagem, buscamos elaborar uma sequência de ensino que articulasse conhecimento tradicional e científico de forma a contribuir para um processo ensino-aprendizagem mais contextualizado e valorizador da cultura em sala de aula. Os resultados mostram como os conhecimentos tradicionais fazem parte do cotidiano dos estudantes e representam uma grande parte das concepções que eles possuem sobre os anfíbios em geral. Assim, esperamos que a SEI desenvolvida possa contribuir para a autonomia, pensamento crítico e aprendizado dos estudantes e possa ser utilizada como sugestão de atividade para o ensino da herpetologia.
Subject: Ciência - Estudo e ensino
Herpetologia
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/73354
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho Final Ceci_Jaqueline.pdfTrabalho final Cecimig566.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons