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http://hdl.handle.net/1843/73571
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | A inclusão nas aulas de Educação Física Escolar: um projeto de esperança |
Autor(es): | Nara Lúcia Gomes Sant’Ana |
Primeiro Orientador: | José Ângelo Garíglio |
Resumo: | A inclusão de deficientes na escola e na sociedade é uma das preocupações mundiais, trata-se de um novo paradigma que traz reflexões sobre a educação e conseqüentemente sobre a Educação Física. Este trabalho foi realizado com o objetivo de desmistificar o sentimento de incapacidade que alunos do 4º ano de uma escola da Prefeitura Municipal de Congonhas atribuíam as pessoas com deficiência. Para isso foi realizado um trabalho teórico-prático onde os alunos foram convidados a refletir sobre o universo da pessoa com deficiência e foram desafiados a participar de uma Gincana Paraolímpica onde eles seriam os atletas deficientes. Com o trabalho pudemos perceber que o tema proposto pode ser uma possibilidade de intervenção nas aulas de Educação Física. Foi possível observar também a mudança de postura dos alunos em relação a pessoa com deficiência, o sentimento de pena antes atribuído a eles foi substituído pelo de admiração e respeito. |
Assunto: | Educação física - Estudo e ensino Educação inclusiva |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/73571 |
Data do documento: | 28-Jul-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
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