Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/73571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | José Ângelo Garíglio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6524038089245903 | pt_BR |
dc.creator | Nara Lúcia Gomes Sant’Ana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T15:17:30Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T15:17:30Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/73571 | - |
dc.description.resumo | A inclusão de deficientes na escola e na sociedade é uma das preocupações mundiais, trata-se de um novo paradigma que traz reflexões sobre a educação e conseqüentemente sobre a Educação Física. Este trabalho foi realizado com o objetivo de desmistificar o sentimento de incapacidade que alunos do 4º ano de uma escola da Prefeitura Municipal de Congonhas atribuíam as pessoas com deficiência. Para isso foi realizado um trabalho teórico-prático onde os alunos foram convidados a refletir sobre o universo da pessoa com deficiência e foram desafiados a participar de uma Gincana Paraolímpica onde eles seriam os atletas deficientes. Com o trabalho pudemos perceber que o tema proposto pode ser uma possibilidade de intervenção nas aulas de Educação Física. Foi possível observar também a mudança de postura dos alunos em relação a pessoa com deficiência, o sentimento de pena antes atribuído a eles foi substituído pelo de admiração e respeito. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.other | Educação física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | A inclusão nas aulas de Educação Física Escolar: um projeto de esperança | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A inclusão nas aulas de Educação Física Escolar um projeto de esperança.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.