Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/73571
Type: Monografia (especialização)
Title: A inclusão nas aulas de Educação Física Escolar: um projeto de esperança
Authors: Nara Lúcia Gomes Sant’Ana
First Advisor: José Ângelo Garíglio
Abstract: A inclusão de deficientes na escola e na sociedade é uma das preocupações mundiais, trata-se de um novo paradigma que traz reflexões sobre a educação e conseqüentemente sobre a Educação Física. Este trabalho foi realizado com o objetivo de desmistificar o sentimento de incapacidade que alunos do 4º ano de uma escola da Prefeitura Municipal de Congonhas atribuíam as pessoas com deficiência. Para isso foi realizado um trabalho teórico-prático onde os alunos foram convidados a refletir sobre o universo da pessoa com deficiência e foram desafiados a participar de uma Gincana Paraolímpica onde eles seriam os atletas deficientes. Com o trabalho pudemos perceber que o tema proposto pode ser uma possibilidade de intervenção nas aulas de Educação Física. Foi possível observar também a mudança de postura dos alunos em relação a pessoa com deficiência, o sentimento de pena antes atribuído a eles foi substituído pelo de admiração e respeito.
Subject: Educação física - Estudo e ensino
Educação inclusiva
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino na Educação Básica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/73571
Issue Date: 28-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Ensino na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A inclusão nas aulas de Educação Física Escolar um projeto de esperança.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.