Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74198
Type: Dissertação
Title: Da janela lateral: sobre crianças, corpo e(m) movimento e a presença da educação física nos centros municipais de educação infantil de Contagem/MG
Other Titles: From the side window: about children, body and movement and the presence of physical education in municipal early childhood education centers in Contagem/MG
Authors: Vinicius Gomes Cambraia
First Advisor: Gustavo Pereira Côrtes
First Referee: José Alfredo Oliveira Debortoli
Second Referee: Luciano Silveira Coelho
Abstract: O presente estudo tem por objetivo compreender qual é o espaço ocupado pela Educação Física dentro da organização curricular da Educação Infantil de Contagem/MG, identificando os limites e as potencialidades da atuação das professoras de referência no trabalho com os elementos da cultura corporal de movimento, conhecendo como se dá a seleção de conteúdos, objetivos e metodologias aplicadas. A pesquisa foi realizada com oito pedagogas que lecionam em um CEMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) de Contagem, a partir de uma investigação qualitativa, de caráter descritivo, por intermédio de uma entrevista semiestruturada, da organização de grupos de discussão e do uso do diário de bordo como forma de registro e anotação das observâncias advindas do campo de pesquisa. As falas das professoras foram analisadas, interpretadas e organizadas em 3 categorias; pedagógica, estrutural e comportamental, na busca por compreender qual influência exercem na intervenção pedagógica proposta pelas professoras regentes em relação às vivências práticas de Corpo e Movimento (Educação Física) na Educação Infantil. A pesquisa objetiva ainda, chamar a atenção para a necessidade de valorização do trabalho com esta faixa de escolarização, bem como os investimentos em infraestrutura, materialidade e formação.
Abstract: The present study aims to understand the role occupied by Physical Education within the curricular organization of Early Childhood Education in Contagem/MG, identifying the limits and potentialities of the reference teachers' involvement in working with elements of movement culture. This includes understanding the selection of content, objectives, and applied methodologies. The research involved eight educators teaching at a Municipal Center for Early Childhood Education (CEMEI) in Contagem, using a qualitative, descriptive approach through semi-structured interviews, discussion group organization, and the use of a diary as a means of recording observations from the field. The teachers' statements were analyzed, interpreted, and organized into three categories: pedagogical, structural, and behavioral. The goal was to comprehend the influence these categories have on the pedagogical intervention proposed by the lead teachers concerning practical experiences with Body and Movement (Physical Education) in Early Childhood Education. Additionally, the research aims to draw attention to the need for appreciation of work within this educational stage, as well as investments in infrastructure, material resources, and professional development.
Subject: Educação física
Educação infantil
Crianças - Desenvolvimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Mestrado Profissional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74198
Issue Date: 2-Apr-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Da Janela Lateral_ViniciusCambraia.pdf2.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.