Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/74553
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Libéria Rodrigues Neves | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6650731475010379 | pt_BR |
dc.creator | Moisés Camilozi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-21T14:33:08Z | - |
dc.date.available | 2024-08-21T14:33:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/74553 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo trata-se de uma experiência de trabalho colaborativo entre os professores das salas de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e os professores das salas comuns na Rede Municipal de Belo Horizonte, realizado em uma escola da Regional Noroeste, tendo como foco os alunos com deficiência intelectual. Neste contexto, são abordados alguns marcos legais da educação inclusiva no Brasil, algumas características da deficiência intelectual, a implantação do serviço do AEE nas escolas municipais e uma experiência pontual de trabalho colaborativo. Foi feito o uso de um jogo lúdico, de modo a analisar como as atividades conjuntas podem contribuir para o processo de acessibilidade pedagógica dos alunos com deficiência, a partir da parceria entre o professor da sala de AEE e professores das salas regulares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalho colaborativo | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade pedagógica | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.other | Educação especial | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.other | Cooperação | pt_BR |
dc.title | Trabalho colaborativo: desafio ou solução, eis a questão | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC MOISÉS 08_04.pdf | 2.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.