Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74562
Type: Monografia (especialização)
Title: Aplicação de juri simulado com interpretação de papéis: um novo olhar sobre a energia nuclear com enfoque CTS
Authors: Ludilan Tavares Marzano
First Advisor: Luis Gustavo D`Carlos Barbosa
Abstract: Este texto aborda a importância da formação científica para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de questões sociocientíficas. A Ciência é vista como uma linguagem construída para compreender o mundo que nos rodeia, e seu domínio é essencial para a alfabetização científica e educação. O ensino de Ciências deve se concentrar na utilidade do conhecimento e sua aplicação na resolução de problemas, em vez de apenas se preocupar com o que se sabe. Uma questão sociocientífica controversa abordada neste trabalho é a produção de energia elétrica a partir de reatores de fissão e fusão nucleares. O objetivo central é o desenvolvimento do raciocínio científico, com base na problematização do conteúdo de radioatividade no ensino médio. Isso é feito por meio de uma sequência didática inspirada no ensino de CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), centrada na questão sociocientífica controversa “Compensa construir Usinas Nucleares no Brasil?”. Essa abordagem é recomendada por vários autores para desenvolver nos estudantes a capacidade de argumentação sobre seu ponto de vista, com base em evidências e reflexão crítica. A educação CTS no ensino médio visa desenvolver a alfabetização científica e tecnológica dos cidadãos, auxiliando o aluno a construir conhecimentos, habilidades e valores necessários para tomar decisões responsáveis sobre questões de ciência e tecnologia na sociedade. Este trabalho engajou os alunos possibilitando melhorarem seu aprendizado, habilidades sociais e reflexão político-social; sendo um exemplo de como diferentes disciplinas podem ser interligadas e aplicadas em conjunto para abordar um tópico atual e desafiador, enquanto incentiva os alunos a refletir criticamente e argumentar sobre a viabilidade de construir uma nova usina de fissão nuclear no Brasil.
Subject: Educação
Energia nuclear - Estudo e ensino
Ensino médio
Física - Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74562
Issue Date: 25-Mar-2023
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivo final2.pdf5.61 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons