Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74609
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Sabões e detergentes: aplicação de uma sequência didática fundamentada no ensino investigativo que utiliza vídeo publicitário
Título(s) alternativo(s): Soaps and detergents: application of a didactic sequence based on investigative teaching using advertising video
Autor(es): Adriana Amaral Papatella
Primeiro Orientador: Marciana Almendro David
Resumo: A adoção de práticas investigativas e utilização de vídeos publicitários durante as aulas podem proporcionar, de forma lúdica, a compreensão de conceitos químicos, evidenciando a importância da contextualização e da utilização de artefatos tecnológicos presentes no dia a dia como recursos didáticos. Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática sobre “sabões e detergentes” como alternativa para o ensino de química. Os dados para a análise foram obtidos a partir das respostas dos estudantes, nas quais apresentaram suas concepções prévias, assim como as evidências de possíveis aprendizagens sobre conceitos químicos, tais como “tensão superficial”, “polaridade” e a ação de sabões e detergentes. A aplicação da sequência didática propiciou a reflexão sobre a investigação em sala de aula, além de demonstrar que é possível desenvolver atividades utilizando recursos presentes no dia-a-dia, assim como um vídeo publicitário sobre produtos domésticos, como recurso didático para a compreensão de conceitos químicos.
Abstract: The adoption of investigative practices and the use of advertising videos during the classes can provide a playful understanding of chemical concepts, highlighting the importance of contextualization and the use of technological artifacts present in everyday life as didactic resources. This work consists in the application of a didactic sequence about “soap and detergents” as an alternative for chemistry teaching. The data for the analysis were obtained from the students' answers, in which they presented their previous conceptions, as well as the evidence of possible learning about chemical concepts, such as "surface tension", "polarity" and the action of soaps and detergents. The application of the didactic sequence provided the reflection on classroom research, besides demonstrating that it is possible to develop activities using resources present in everyday life, as well as an advertising video about household products, as a didactic resource for the understanding of Chemical concepts.
Assunto: Educação
Química - Estudo e ensino
Química - Métodos de ensino
Sabão
Detergentes
Produtos de limpeza
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/74609
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons