Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marciana Almendro Davidpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1676292696574451pt_BR
dc.creatorAdriana Amaral Papatellapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253281475850044pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T11:18:27Z-
dc.date.available2024-08-22T11:18:27Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74609-
dc.description.abstractThe adoption of investigative practices and the use of advertising videos during the classes can provide a playful understanding of chemical concepts, highlighting the importance of contextualization and the use of technological artifacts present in everyday life as didactic resources. This work consists in the application of a didactic sequence about “soap and detergents” as an alternative for chemistry teaching. The data for the analysis were obtained from the students' answers, in which they presented their previous conceptions, as well as the evidence of possible learning about chemical concepts, such as "surface tension", "polarity" and the action of soaps and detergents. The application of the didactic sequence provided the reflection on classroom research, besides demonstrating that it is possible to develop activities using resources present in everyday life, as well as an advertising video about household products, as a didactic resource for the understanding of Chemical concepts.pt_BR
dc.description.resumoA adoção de práticas investigativas e utilização de vídeos publicitários durante as aulas podem proporcionar, de forma lúdica, a compreensão de conceitos químicos, evidenciando a importância da contextualização e da utilização de artefatos tecnológicos presentes no dia a dia como recursos didáticos. Este trabalho consiste na aplicação de uma sequência didática sobre “sabões e detergentes” como alternativa para o ensino de química. Os dados para a análise foram obtidos a partir das respostas dos estudantes, nas quais apresentaram suas concepções prévias, assim como as evidências de possíveis aprendizagens sobre conceitos químicos, tais como “tensão superficial”, “polaridade” e a ação de sabões e detergentes. A aplicação da sequência didática propiciou a reflexão sobre a investigação em sala de aula, além de demonstrar que é possível desenvolver atividades utilizando recursos presentes no dia-a-dia, assim como um vídeo publicitário sobre produtos domésticos, como recurso didático para a compreensão de conceitos químicos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectSabõespt_BR
dc.subjectDetergentespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherSabãopt_BR
dc.subject.otherDetergentespt_BR
dc.subject.otherProdutos de limpezapt_BR
dc.titleSabões e detergentes: aplicação de uma sequência didática fundamentada no ensino investigativo que utiliza vídeo publicitáriopt_BR
dc.title.alternativeSoaps and detergents: application of a didactic sequence based on investigative teaching using advertising videopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons