Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/74654
Tipo: Monografia (especialização)
Título: O trabalho científico e as dimensões de gênero em sala de aula: desdobramentos a partir de elementos de natureza da ciência
Autor(es): Mariana Gabriele dos Reis
Primeiro Orientador: Luiz Gustavo Franco
Primeiro Coorientador: Luan Henrique Alves
Primeiro membro da banca : Deborah Cotta Oliveira
Resumo: O Ensino de Ciências é um caminho para a construção de uma visão crítica quando considera a Ciência como ferramenta de conhecimento e inclusão, capaz de identificar temas fundamentais para o desenvolvimento social. A presente pesquisa se insere nos estudos sobre Natureza da Ciência (NdC), bem como nas discussões sobre o papel do gênero na sociedade e na Ciência. A NdC surge como um instrumento educacional crítico, atenta a desmistificar as visões deformadas da Ciência e do trabalho científico. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi caracterizar visões sobre Ciência e cientistas manifestadas por estudantes da educação básica, e ainda identificar dimensões de gênero na Ciência que emergem como desdobramentos de uma sequência didática que trabalha elementos da NdC. Para isso, analisamos uma sequência didática conduzida por uma docente alfabetizadora em uma turma de 25 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram gerados a partir de questionários com textos e ilustrações produzidos pelos estudantes, além de registros de vídeo e diário de campo das aulas como ferramenta de análise da discussão sobre o trabalho de uma pessoa cientista. Nossas análises evidenciaram manifestação das visões elitista e individualista do trabalho científico, nas quais a pessoa cientista se apresenta solitária em seu laboratório. Também destacamos a manifestação de uma visão rígida e infalível do cientista, no qual há representação de um trabalho científico de caráter mítico e infalível. Por fim, foi possível identificar dimensões de gênero que se aproximam da visão elitista da Ciência, atribuindo à pessoa cientista as características tradicionalmente relacionadas ao masculino. Discutimos implicações desses resultados para a prática pedagógica, especialmente no que se refere à presença de mulheres no universo científico.
Abstract: Science teaching is a way to build a critical view when it considers science as a tool for knowledge and inclusion, able to identify key issues for social development. The present research is inserted in the studies about Nature of Science (NoS), as well as in the discussions about the role of gender in society and in Science. Elements of NoS approach emerge as a critical educational tool, attentive to demystify the deformed views of science and scientific work. In this sense, the goal of this research is to observe which views about Science and scientists are expressed by 2nd grade students; and also to verify if gender dimensions in Science can emerge as an unfolding of a didactic sequence that works elements of NoS. We analyzed a didactic sequence conducted by a literacy teacher in a class of 25 children in the 2nd grade of elementary school. The data were generated from questionnaires with texts and illustrations produced by the students, in addition to video and field diary records as a tool to analyze the discussion about the work of a scientist. Our analyses showed abundant manifestation of the elitist and individualistic vision of scientific work, where the scientist is solitary in his/her laboratory. We also highlighted the manifestation of a rigid and infallible vision of the scientist, where there is a representation of the mythical and infallible scientific work. It was possible to identify in the development of the didactic sequence the emergence of gender issues, which are close to the elitist vision of science, attributing to the scientist the characteristics traditionally related to masculine. We discuss implications of these results for pedagogical practice, especially with regard to the presence of women in the scientific universe.
Assunto: Educação
Relações de gênero
Ciências - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/74654
Data do documento: 25-Mar-2023
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Mariana Gabriele dos Reis.pdfMonografia de Especialização872.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.