Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/74654
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Gustavo Francopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262815854077795pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Luan Henrique Alvespt_BR
dc.contributor.referee1Deborah Cotta Oliveirapt_BR
dc.creatorMariana Gabriele dos Reispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1094102037253674pt_BR
dc.date.accessioned2024-08-22T13:21:25Z-
dc.date.available2024-08-22T13:21:25Z-
dc.date.issued2023-03-25-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/74654-
dc.description.abstractScience teaching is a way to build a critical view when it considers science as a tool for knowledge and inclusion, able to identify key issues for social development. The present research is inserted in the studies about Nature of Science (NoS), as well as in the discussions about the role of gender in society and in Science. Elements of NoS approach emerge as a critical educational tool, attentive to demystify the deformed views of science and scientific work. In this sense, the goal of this research is to observe which views about Science and scientists are expressed by 2nd grade students; and also to verify if gender dimensions in Science can emerge as an unfolding of a didactic sequence that works elements of NoS. We analyzed a didactic sequence conducted by a literacy teacher in a class of 25 children in the 2nd grade of elementary school. The data were generated from questionnaires with texts and illustrations produced by the students, in addition to video and field diary records as a tool to analyze the discussion about the work of a scientist. Our analyses showed abundant manifestation of the elitist and individualistic vision of scientific work, where the scientist is solitary in his/her laboratory. We also highlighted the manifestation of a rigid and infallible vision of the scientist, where there is a representation of the mythical and infallible scientific work. It was possible to identify in the development of the didactic sequence the emergence of gender issues, which are close to the elitist vision of science, attributing to the scientist the characteristics traditionally related to masculine. We discuss implications of these results for pedagogical practice, especially with regard to the presence of women in the scientific universe.pt_BR
dc.description.resumoO Ensino de Ciências é um caminho para a construção de uma visão crítica quando considera a Ciência como ferramenta de conhecimento e inclusão, capaz de identificar temas fundamentais para o desenvolvimento social. A presente pesquisa se insere nos estudos sobre Natureza da Ciência (NdC), bem como nas discussões sobre o papel do gênero na sociedade e na Ciência. A NdC surge como um instrumento educacional crítico, atenta a desmistificar as visões deformadas da Ciência e do trabalho científico. Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi caracterizar visões sobre Ciência e cientistas manifestadas por estudantes da educação básica, e ainda identificar dimensões de gênero na Ciência que emergem como desdobramentos de uma sequência didática que trabalha elementos da NdC. Para isso, analisamos uma sequência didática conduzida por uma docente alfabetizadora em uma turma de 25 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram gerados a partir de questionários com textos e ilustrações produzidos pelos estudantes, além de registros de vídeo e diário de campo das aulas como ferramenta de análise da discussão sobre o trabalho de uma pessoa cientista. Nossas análises evidenciaram manifestação das visões elitista e individualista do trabalho científico, nas quais a pessoa cientista se apresenta solitária em seu laboratório. Também destacamos a manifestação de uma visão rígida e infalível do cientista, no qual há representação de um trabalho científico de caráter mítico e infalível. Por fim, foi possível identificar dimensões de gênero que se aproximam da visão elitista da Ciência, atribuindo à pessoa cientista as características tradicionalmente relacionadas ao masculino. Discutimos implicações desses resultados para a prática pedagógica, especialmente no que se refere à presença de mulheres no universo científico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectDimensões de gêneropt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherRelações de gêneropt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO trabalho científico e as dimensões de gênero em sala de aula: desdobramentos a partir de elementos de natureza da ciênciapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1964-2527pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Mariana Gabriele dos Reis.pdfMonografia de Especialização872.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.