Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75846
Type: Dissertação
Title: Ocupa UFMG 2016 : a experiência da ocupação estudantil e a construção de sentidos da docência
Authors: Matheus Rodrigues Moreira
First Advisor: José Ângelo Gariglio
First Referee: Maria José Batista Pinto Flores
Second Referee: Fernando Conde Veiga
Abstract: Além de um espaço de luta e ação social orientada para inserção na macropolítica brasileira, as ocupações estudantis de 2016 provocaram a criação de tempos e espaços outros para as instituições de educação, gerando impactos na formação de saberes sobre educação e política naqueles que participaram deste movimento. De maneira especial, temos a participação dos estudantes de licenciaturas, que, em seus processos de formação docente, se inseriram e construíram as ocupações. Por essa razão, é possível concebê-las como espaços alternativos de formação docente, uma vez que trouxeram impactos nas subjetividades dos sujeitos dos professores que ocuparam a Universidade, orientadas na produção de práticas, metodologias e currículos que politizaram a educação e transformaram as diferentes significações que traziam sobre a docência. Essa dissertação buscou mapear as subjetividades a partir da identificação dos sentidos de docência apreendidos pelos professores e professoras, que participaram das ocupações da UFMG enquanto licenciandos. A metodologia utilizada para a construção da pesquisa foi a entrevista semiestruturada e os núcleos de significação. A partir disso, verificou que as ocupações trouxeram impactos na concepção de docência dos professores, de forma especial, em relação à política, ao trabalho com as juventudes e a constituição de uma humana docência.
Subject: Educação
Professores - Formação
Movimentos estudantis
Movimentos sociais
Estudantes universitários - Atividades políticas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/75846
Issue Date: 1-Sep-2029
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Matheus Corrigida.pdf2.87 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.