Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75865
Type: Dissertação
Title: Bar do Orlando e Bar do Nonô : produtos memorialísticos dos bares frente aos projetos de modernidade de Belo Horizonte
Other Titles: Orlando's Bar and Nonô's Bar : memorialistic products of the bars in the face of the modernity projects of Belo Horizonte
Authors: Viviane da Silva
First Advisor: Pablo Moreno Fernandes Viana
First Co-advisor: Vanessa Veiga de Oliveira
First Referee: Regiane Lucas de Oliveira Garcêz
Second Referee: Mozahir Salomao Bruck
Abstract: A dissertação objetivou investigar como os produtos memorialísticos dos bares Bar do Orlando e Bar do Nonô revelam diferentes aspectos do projeto de modernidade da cidade de Belo Horizonte. Identificamos como a comunicação destaca ou apaga memórias para construção de produtos comunicacionais. Tomamos como ponto de partida a discussão sobre modernidade de Giddens (1991), de Appadurai (2004) e de Quijano (2005) e as discussões sobre memória e lugares de memória de Halbwachs (1990), Pollak (1992) e Nora (1993). Para análise empírica, foram selecionados dois produtos memorialísticos: o documentário audiovisual Bar do Orlando - 100 anos [2019] e o livro Nonô - O rei do caldo de mocotó. Realizamos uma análise quali-quantitativa desses materiais. A partir do método de análise de conteúdo, de Bardin (2016) e da análise da materialidade audiovisual, de Emerin, Coutinho e Finger (2023), construímos uma metodologia que desse conta da especificidade dos objetos, a partir da elaboração de um quadro analítico com quatro eixos temáticos: Construção da narrativa, quem nos fala?, Experiência dos sujeitos com o espaço, Fotografias e vídeo e Traços de tradição, mineiridade e modernidade. Os resultados mostram que os produtos de memórias revelam valores da modernidade, como constituição familiar, relações de gênero e relações de trabalho, que são atravessadas por elementos de tradição e mineiridade. A emergência desses atores no cenário de modernidade de Belo Horizonte revela o aspecto híbrido e difuso da modernidade alçada pela cidade. Além disso, identificamos como as memórias podem ser agenciadas, também, por meio de esquecimentos e apagamentos, a fim de constituir uma narrativa para inserção desses bares no discurso oficial. O projeto tem relevância por discutir a interface comunicação e memória no contexto de emergência da modernidade latino-americana.
Abstract: The dissertation aimed to investigate how the memorialistic products of the bars “Bar do Orlando” and “Bar do Nonô” reveal different aspects of Belo Horizonte’s modernity project. We identified how communication highlights or erases memories for the construction of communicational products. Drawing from discussions on modernity by Giddens (1991), Appadurai (2004), and Quijano (2005), as well as discussions on memory and places of memory by Halbwachs (1990), Pollak (1992), and Nora (1993), we selected two memorialistic products for empirical analysis: the audiovisual documentary “Bar do Orlando - 100 anos” [2019] and the book “Nonô - O rei do caldo de mocotó.” We conducted a qualitative-quantitative analysis of these materials. Using Bardin’s (2016) content analysis method and Emerin, Coutinho and Finger (2023) analysis of audiovisual materiality, we developed a methodology that addressed the specificity of the objects. This involved creating an analytical framework with four thematic axes: Narrative Construction, Who Speaks to Us?, Subjects’ Experience with Space, and Photographs and Video, as well as Traces of Tradition, Mineiridade, and Modernity. The results reveal that memory products reflect modernity values, such as family constitution, gender relations, and work relationships, which are intersected by elements of tradition and mineiridade (a term related to the state of Minas Gerais). The emergence of these actors within Belo Horizonte’s modernity landscape highlights the hybrid and diffuse nature of modernity in the city. Additionally, we identified how memories can be manipulated through forgetfulness and erasures to construct a narrative for the official discourse, positioning these bars within the context of Latin American modernity emergence. The project is relevant for discussing the interface between communication and memory in this context.
Subject: Comunicação - Teses
Bares - Belo Horizonte (MG) - Teses
Memória - Teses
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75865
Issue Date: 29-Feb-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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