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http://hdl.handle.net/1843/75990
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Opções de matrizes energéticas para o transporte por caminhões em minas à céu aberto |
Autor(es): | Arthur Felipe da Silva Ferreira |
primer Tutor: | Viviane da Silva Borges Barbosa |
primer miembro del tribunal : | Pedro Henrique Alves Campos |
Segundo miembro del tribunal: | Leonardo Júnior Fernandes Campos |
Resumen: | A eletrificação da frota é uma realidade para a mineração subterrânea e têm sido um tema recorrente para a mineração a céu aberto. Nos últimos anos, têm-se observado projetos pilotos envolvendo caminhões diesel-elétricos, 100% elétricos e sistemas do tipo trolley assist. Este artigo traz uma breve revisão sobre as tendências para força motriz de caminhões em minas a céu aberto brasileiras, referindo-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção de transporte, ou seja, fonte necessária para colocar os caminhões em movimento. Os modelos encontrados baseiam-se, majoritamente, por aqueles movidos a diesel. Também foi possível encontrar modelos híbridos (diesel-elétricos) economicamente competitivos e modelos 100% elétricos ou dependentes de catenárias em fase de testes. De maneira geral, conclui-se que as políticas ambientais pautadas na redução de gases de efeito estufa têm sido as principais propulsoras da substituição da matriz energética, mesmo em cenários que tal substituição não se justifica economicamente. |
Abstract: | Fleet electrification is a reality for underground mining and has been a recurring theme for open-pit mining. In recent years, proof-of-concept projects involving diesel-electric trucks, 100% electric trucks, and trolley assist systems have been observed. This paper provides a brief overview of trends for truck propulsion in Brazilian open-pit mines, referring to the set of energy sources used to meet the transportation production demand, in other words, the necessary source to set the trucks in motion. The models found are mostly based on those powered by diesel. It was also possible to find economically competitive hybrid models (diesel electric) and 100% electric models or models dependent on suspended trolley lines in the testing phase. This paper reaches the conclusion that environmental policies focused on reducing greenhouse gas emissions have been the main drivers for replacing the energy matrix, even in scenarios where such replacement is not economically justified. |
Asunto: | Minas e recursos minerais Tecnologia mineral Combustiveis diesel Caminhões |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINAS |
Curso: | Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/75990 |
Fecha del documento: | 16-oct-2023 |
Término del Embargo: | 16-oct-2025 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Engenharia de Recursos Minerais |
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