Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/75990
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Viviane da Silva Borges Barbosa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2807582351205215 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pedro Henrique Alves Campos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Leonardo Júnior Fernandes Campos | pt_BR |
dc.creator | Arthur Felipe da Silva Ferreira | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3474727052117136 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-06T15:29:14Z | - |
dc.date.available | 2024-09-06T15:29:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/75990 | - |
dc.description.abstract | Fleet electrification is a reality for underground mining and has been a recurring theme for open-pit mining. In recent years, proof-of-concept projects involving diesel-electric trucks, 100% electric trucks, and trolley assist systems have been observed. This paper provides a brief overview of trends for truck propulsion in Brazilian open-pit mines, referring to the set of energy sources used to meet the transportation production demand, in other words, the necessary source to set the trucks in motion. The models found are mostly based on those powered by diesel. It was also possible to find economically competitive hybrid models (diesel electric) and 100% electric models or models dependent on suspended trolley lines in the testing phase. This paper reaches the conclusion that environmental policies focused on reducing greenhouse gas emissions have been the main drivers for replacing the energy matrix, even in scenarios where such replacement is not economically justified. | pt_BR |
dc.description.resumo | A eletrificação da frota é uma realidade para a mineração subterrânea e têm sido um tema recorrente para a mineração a céu aberto. Nos últimos anos, têm-se observado projetos pilotos envolvendo caminhões diesel-elétricos, 100% elétricos e sistemas do tipo trolley assist. Este artigo traz uma breve revisão sobre as tendências para força motriz de caminhões em minas a céu aberto brasileiras, referindo-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção de transporte, ou seja, fonte necessária para colocar os caminhões em movimento. Os modelos encontrados baseiam-se, majoritamente, por aqueles movidos a diesel. Também foi possível encontrar modelos híbridos (diesel-elétricos) economicamente competitivos e modelos 100% elétricos ou dependentes de catenárias em fase de testes. De maneira geral, conclui-se que as políticas ambientais pautadas na redução de gases de efeito estufa têm sido as principais propulsoras da substituição da matriz energética, mesmo em cenários que tal substituição não se justifica economicamente. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Matriz energética | pt_BR |
dc.subject | Equipamentos elétricos | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Caminhões | pt_BR |
dc.subject | Trolley | pt_BR |
dc.subject.other | Minas e recursos minerais | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologia mineral | pt_BR |
dc.subject.other | Combustiveis diesel | pt_BR |
dc.subject.other | Caminhões | pt_BR |
dc.title | Opções de matrizes energéticas para o transporte por caminhões em minas à céu aberto | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
dc.description.embargo | 2025-10-16 | - |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-4249-3875 | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Engenharia de Recursos Minerais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trab.Final_ArthurFelipedaSilvaFerreira.pdf | 864.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License