Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/75990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Viviane da Silva Borges Barbosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2807582351205215pt_BR
dc.contributor.referee1Pedro Henrique Alves Campospt_BR
dc.contributor.referee2Leonardo Júnior Fernandes Campospt_BR
dc.creatorArthur Felipe da Silva Ferreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3474727052117136pt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T15:29:14Z-
dc.date.available2024-09-06T15:29:14Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/75990-
dc.description.abstractFleet electrification is a reality for underground mining and has been a recurring theme for open-pit mining. In recent years, proof-of-concept projects involving diesel-electric trucks, 100% electric trucks, and trolley assist systems have been observed. This paper provides a brief overview of trends for truck propulsion in Brazilian open-pit mines, referring to the set of energy sources used to meet the transportation production demand, in other words, the necessary source to set the trucks in motion. The models found are mostly based on those powered by diesel. It was also possible to find economically competitive hybrid models (diesel electric) and 100% electric models or models dependent on suspended trolley lines in the testing phase. This paper reaches the conclusion that environmental policies focused on reducing greenhouse gas emissions have been the main drivers for replacing the energy matrix, even in scenarios where such replacement is not economically justified.pt_BR
dc.description.resumoA eletrificação da frota é uma realidade para a mineração subterrânea e têm sido um tema recorrente para a mineração a céu aberto. Nos últimos anos, têm-se observado projetos pilotos envolvendo caminhões diesel-elétricos, 100% elétricos e sistemas do tipo trolley assist. Este artigo traz uma breve revisão sobre as tendências para força motriz de caminhões em minas a céu aberto brasileiras, referindo-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção de transporte, ou seja, fonte necessária para colocar os caminhões em movimento. Os modelos encontrados baseiam-se, majoritamente, por aqueles movidos a diesel. Também foi possível encontrar modelos híbridos (diesel-elétricos) economicamente competitivos e modelos 100% elétricos ou dependentes de catenárias em fase de testes. De maneira geral, conclui-se que as políticas ambientais pautadas na redução de gases de efeito estufa têm sido as principais propulsoras da substituição da matriz energética, mesmo em cenários que tal substituição não se justifica economicamente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Engenharia de Recursos Mineraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectMatriz energéticapt_BR
dc.subjectEquipamentos elétricospt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectCaminhõespt_BR
dc.subjectTrolleypt_BR
dc.subject.otherMinas e recursos mineraispt_BR
dc.subject.otherTecnologia mineralpt_BR
dc.subject.otherCombustiveis dieselpt_BR
dc.subject.otherCaminhõespt_BR
dc.titleOpções de matrizes energéticas para o transporte por caminhões em minas à céu abertopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
dc.description.embargo2025-10-16-
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-4249-3875pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Engenharia de Recursos Minerais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trab.Final_ArthurFelipedaSilvaFerreira.pdf864.84 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons