Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/75990
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Opções de matrizes energéticas para o transporte por caminhões em minas à céu aberto
Autor(es): Arthur Felipe da Silva Ferreira
Primeiro Orientador: Viviane da Silva Borges Barbosa
Primeiro membro da banca : Pedro Henrique Alves Campos
Segundo membro da banca: Leonardo Júnior Fernandes Campos
Resumo: A eletrificação da frota é uma realidade para a mineração subterrânea e têm sido um tema recorrente para a mineração a céu aberto. Nos últimos anos, têm-se observado projetos pilotos envolvendo caminhões diesel-elétricos, 100% elétricos e sistemas do tipo trolley assist. Este artigo traz uma breve revisão sobre as tendências para força motriz de caminhões em minas a céu aberto brasileiras, referindo-se ao conjunto de fontes de energia utilizadas para atender à demanda de produção de transporte, ou seja, fonte necessária para colocar os caminhões em movimento. Os modelos encontrados baseiam-se, majoritamente, por aqueles movidos a diesel. Também foi possível encontrar modelos híbridos (diesel-elétricos) economicamente competitivos e modelos 100% elétricos ou dependentes de catenárias em fase de testes. De maneira geral, conclui-se que as políticas ambientais pautadas na redução de gases de efeito estufa têm sido as principais propulsoras da substituição da matriz energética, mesmo em cenários que tal substituição não se justifica economicamente.
Abstract: Fleet electrification is a reality for underground mining and has been a recurring theme for open-pit mining. In recent years, proof-of-concept projects involving diesel-electric trucks, 100% electric trucks, and trolley assist systems have been observed. This paper provides a brief overview of trends for truck propulsion in Brazilian open-pit mines, referring to the set of energy sources used to meet the transportation production demand, in other words, the necessary source to set the trucks in motion. The models found are mostly based on those powered by diesel. It was also possible to find economically competitive hybrid models (diesel electric) and 100% electric models or models dependent on suspended trolley lines in the testing phase. This paper reaches the conclusion that environmental policies focused on reducing greenhouse gas emissions have been the main drivers for replacing the energy matrix, even in scenarios where such replacement is not economically justified.
Assunto: Minas e recursos minerais
Tecnologia mineral
Combustiveis diesel
Caminhões
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MINAS
Curso: Curso de Especialização em Engenharia de Recursos Minerais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/75990
Data do documento: 16-Out-2023
Término do Embargo: 16-Out-2025
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