Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/84418
Tipo: Dissertação
Título: Museu e escola: o livro de artista como uma proposta de mediação museal
Autor(es): Dalba Roberta Costa de Deus
primer Tutor: Marina Assis Fonseca
Resumen: Com a intenção de contribuir para a visibilidade do Museu de Arte da Pampulha, pretendeu-se estimular a prática artística como uma prática educativa, inspirada pela Coleção de livros de artistas do museu. Utilizou-se como metodologia, oficinas de livro de artista, com a participação de dois museus e sua relação com grupos de estudantes de faixas etárias diferentes de quatro escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados mostraram a potencialidade do livro de artista como ferramenta para a mediação museal, independentemente da temática e da faixa etária do público.
Abstract: With the aim of enhancing the visibility of the Pampulha Art Museum, this project sought to promote artistic practice as an educational tool, inspired by the museum's Collection of artists' books. The methodology involved conducting artist book workshops, with the participation of two museums and their relationship with four elementary school, with groups of students of different age groups. The findings demonstrated the potential of the artist's book as a tool for museum mediation, proving valuable, regardless of thematic content or the participants' age groups.
Asunto: Museus - Aspectos educacionais
Museus e escolas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84418
Fecha del documento: 27-may-2025
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Dalba_Costa_dissertação_vfinal.pdf5.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons