Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/84418
Type: Dissertação
Title: Museu e escola: o livro de artista como uma proposta de mediação museal
Authors: Dalba Roberta Costa de Deus
First Advisor: Marina Assis Fonseca
Abstract: Com a intenção de contribuir para a visibilidade do Museu de Arte da Pampulha, pretendeu-se estimular a prática artística como uma prática educativa, inspirada pela Coleção de livros de artistas do museu. Utilizou-se como metodologia, oficinas de livro de artista, com a participação de dois museus e sua relação com grupos de estudantes de faixas etárias diferentes de quatro escolas municipais de Belo Horizonte. Os resultados mostraram a potencialidade do livro de artista como ferramenta para a mediação museal, independentemente da temática e da faixa etária do público.
Abstract: With the aim of enhancing the visibility of the Pampulha Art Museum, this project sought to promote artistic practice as an educational tool, inspired by the museum's Collection of artists' books. The methodology involved conducting artist book workshops, with the participation of two museums and their relationship with four elementary school, with groups of students of different age groups. The findings demonstrated the potential of the artist's book as a tool for museum mediation, proving valuable, regardless of thematic content or the participants' age groups.
Subject: Museus - Aspectos educacionais
Museus e escolas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/84418
Issue Date: 27-May-2025
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dalba_Costa_dissertação_vfinal.pdf5.56 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons