Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPL8X
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O Álbum para a Juventude de Schumann: uma perspectiva didático-pianística |
Autor(es): | Rosiane Lemos Vianna |
Primeiro Orientador: | Lucas Jose Bretas dos Santos |
Primeiro membro da banca : | Miriam Grosman |
Segundo membro da banca: | Mauricio Veloso Queiroz Pinto |
Resumo: | Tendo em vista as características técnico-interpretativas do Álbum para a Juventude de Robert Schumann, este trabalho pretende facilitar a compreensão da obra como um todo. Para isso foram consideradas questões como a organização estrutural, referências históricas e filosóficas, aspectos da escrita musical e o estudo comparativo entre edições e gravações do Álbum. Segundo o próprio compositor, o Álbum tem propósito didático e apresenta, gradativamente, elementos importantes da técnica pianística com conteúdo musical correspondente às várias etapas de desenvolvimento do aluno.Este trabalho visa reiterar a importância dessa obra e estimular sua conseqüente aplicação no ensino do piano, tanto para professores quanto para alunos. |
Abstract: | Considering the technical and interpretative traits form the Album for the Young Piano from Robert Schumann, this study intends to be of use to the musical understanding of the study considered in full. In order to achieve this objective, topics like philosophy, historic references, structural organization, music writing and the comparative study between different edition of the music, as well as some recordings of the pieces have been taken into account. According to Schumann himself, this album has a didactic purpose, presenting graded important technical aspects of the piano technique with musical meaning according to the correspondent level of the student development. The purpose of this work is to emphasize the importance of the Album for the Young Piano from Robert Schumann for pianos students and to stimulate its use in piano teaching and learning, so, both for the teacher and the pupil. |
Assunto: | Piano Instrução e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7ZPL8X |
Data do documento: | 5-Dez-2003 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
capa.pdf | 20.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
introdu__o_e_cap._1.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_ii.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_iii.pdf | 3.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
cap_tulo_iv.pdf | 2.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
capitulo_v_conclus_es.pdf | 15.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
bibliografia.pdf | 16.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
tabela.pdf | 15.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.