Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Para nadar sem carregar repolhos: construindo um entendimento biologicamente orientado para as relações entre linguagem, cognição e cultura
Authors: Victor Miguel Paredes Castro
First Advisor: Cristina Magro
First Referee: Maria Margarida Martins Salomão
Second Referee: Fabio Alves da Silva Junior
Abstract: Num contexto disciplinar caracterizado pelo surgimento de abordagens que buscam o entendimento das inter-relações de fenômenos lingüísticos com processos observados em outros domínios, o presente estudo avalia a adequação de um modelo explicativo oriundo da biologia, denominado Biologia do Conhecer, para a compreensão derelações observadas entre fenômenos lingüísticos, cognitivos e culturais. Tal proposta distingue-se do que foi marcadamente convencional durante o século XX no âmbito dos estudos lingüísticos, uma vez que aquela tradição teórica concebia linguagem como uminstrumento mental constituído essencialmente por um conjunto de regras de natureza lógico-simbólica operando de maneira independente de outros domínios de fenômenos, dificultando as aproximações aqui visadas. Inscrevendo-se no campo disciplinar da Lingüística Antropológica, a dissertação propõe uma avaliação da utilidade dosconceitos de linguagem, cognição e cultura tal como definidos na Biologia do Conhecer apontando como exemplos reformulações, nesta perspectiva, da noção de relatividade lingüística proposta por Benjamin Whorf e retomada por autores contemporâneos, e de aspectos da Teoria da Relevância proposta por Dan Sperber e Deirdre Wilson. Conclui recapitulando as principais características da propostaexplicativa aqui examinada e mencionando algumas considerações mais gerais, em termos de questões presentes em nosso mundo efetivo, sobre a importância de atentarmos para e compreendermos as relações observáveis entre nossas práticas lingüísticas, cognitivas e culturais.
Subject: Antropolingüística
Teoria da relevância
Relatividade (Lingüística)
Cognição e cultura
Linguagem
Representação mental
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ALDR-5SDGMP
Issue Date: 27-Feb-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
206m.pdf612.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.