Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Relato de uma experiência da aplicação da metodologia investigativa no sétimo ano do ensino fundamental
Autor(es): Viviane Aguiar Ribeiro
primer Tutor: Rosilene Siray Bicalho
Resumen: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino por investigação, ofertada no 7º ano do ensino fundamental, abordando o tema central animais invertebrados. Particularmente na área biológica, muitas vezes os estudantes não valorizam os contextos apresentados na disciplina de biologia. Esse fato pode ter como possíveis causas a preocupação que é dada na memorização de nomes científicos e a forma desarticulada e fragmentada que a informação é transmitida pelo professor e pelos livros didáticos. Especificamente, o tema animais invertebrados é visto como um tema chato, principalmente quando se trabalham com grupos mais antigos como esponjas e corais, grupos em que os exemplos estudados muitas vezes estão longe do alcance dos alunos, ficando totalmente descontextualizado. Isso gera, no estudante, um descaso com o tema e posteriormente com o ambiente. Diante desse fato foi desenvolvida uma proposta que permita aumentar o interesse dos alunos, dando-lhes autonomia para construir sua própria aprendizagem, respeitando as características individuais de cada um. Assim, o professor é colocado como mediador do conhecimento e não como personagem principal. Isso pode acontecer a partir de atividades que promovam a interação entre os alunos, o estímulo para o pensar e para o refletir, a capacidade de argumentar, questionar e formular hipóteses. Desse modo, com uma aula dividida em três etapas, na sala de aula e no campo, pode-se observar o desempenho de alunos e professor no processo de construção da aprendizagem; quais fatores interferem positiva e negativamente e de que modo esses últimos podem ser minimizados ou mesmo eliminados
Asunto: Ciencias (Primeiro grau) Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN
Fecha del documento: 14-mar-2010
Aparece en las colecciones:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_viviane_ribeiro.pdf145.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.