Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Relato de uma experiência da aplicação da metodologia investigativa no sétimo ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Viviane Aguiar Ribeiro |
Primeiro Orientador: | Rosilene Siray Bicalho |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino por investigação, ofertada no 7º ano do ensino fundamental, abordando o tema central animais invertebrados. Particularmente na área biológica, muitas vezes os estudantes não valorizam os contextos apresentados na disciplina de biologia. Esse fato pode ter como possíveis causas a preocupação que é dada na memorização de nomes científicos e a forma desarticulada e fragmentada que a informação é transmitida pelo professor e pelos livros didáticos. Especificamente, o tema animais invertebrados é visto como um tema chato, principalmente quando se trabalham com grupos mais antigos como esponjas e corais, grupos em que os exemplos estudados muitas vezes estão longe do alcance dos alunos, ficando totalmente descontextualizado. Isso gera, no estudante, um descaso com o tema e posteriormente com o ambiente. Diante desse fato foi desenvolvida uma proposta que permita aumentar o interesse dos alunos, dando-lhes autonomia para construir sua própria aprendizagem, respeitando as características individuais de cada um. Assim, o professor é colocado como mediador do conhecimento e não como personagem principal. Isso pode acontecer a partir de atividades que promovam a interação entre os alunos, o estímulo para o pensar e para o refletir, a capacidade de argumentar, questionar e formular hipóteses. Desse modo, com uma aula dividida em três etapas, na sala de aula e no campo, pode-se observar o desempenho de alunos e professor no processo de construção da aprendizagem; quais fatores interferem positiva e negativamente e de que modo esses últimos podem ser minimizados ou mesmo eliminados |
Assunto: | Ciencias (Primeiro grau) Estudo e ensino |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN |
Data do documento: | 14-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_viviane_ribeiro.pdf | 145.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.