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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Rosilene Siray Bicalho | pt_BR |
dc.creator | Viviane Aguiar Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T17:40:40Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T17:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2010-03-14 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino por investigação, ofertada no 7º ano do ensino fundamental, abordando o tema central animais invertebrados. Particularmente na área biológica, muitas vezes os estudantes não valorizam os contextos apresentados na disciplina de biologia. Esse fato pode ter como possíveis causas a preocupação que é dada na memorização de nomes científicos e a forma desarticulada e fragmentada que a informação é transmitida pelo professor e pelos livros didáticos. Especificamente, o tema animais invertebrados é visto como um tema chato, principalmente quando se trabalham com grupos mais antigos como esponjas e corais, grupos em que os exemplos estudados muitas vezes estão longe do alcance dos alunos, ficando totalmente descontextualizado. Isso gera, no estudante, um descaso com o tema e posteriormente com o ambiente. Diante desse fato foi desenvolvida uma proposta que permita aumentar o interesse dos alunos, dando-lhes autonomia para construir sua própria aprendizagem, respeitando as características individuais de cada um. Assim, o professor é colocado como mediador do conhecimento e não como personagem principal. Isso pode acontecer a partir de atividades que promovam a interação entre os alunos, o estímulo para o pensar e para o refletir, a capacidade de argumentar, questionar e formular hipóteses. Desse modo, com uma aula dividida em três etapas, na sala de aula e no campo, pode-se observar o desempenho de alunos e professor no processo de construção da aprendizagem; quais fatores interferem positiva e negativamente e de que modo esses últimos podem ser minimizados ou mesmo eliminados | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências por Investigação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciencias (Primeiro grau) Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Relato de uma experiência da aplicação da metodologia investigativa no sétimo ano do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monografias de Especialização | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD |
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