Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rosilene Siray Bicalhopt_BR
dc.creatorViviane Aguiar Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:40:40Z-
dc.date.available2019-08-14T17:40:40Z-
dc.date.issued2010-03-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/BUBD-9AUJVN-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino por investigação, ofertada no 7º ano do ensino fundamental, abordando o tema central animais invertebrados. Particularmente na área biológica, muitas vezes os estudantes não valorizam os contextos apresentados na disciplina de biologia. Esse fato pode ter como possíveis causas a preocupação que é dada na memorização de nomes científicos e a forma desarticulada e fragmentada que a informação é transmitida pelo professor e pelos livros didáticos. Especificamente, o tema animais invertebrados é visto como um tema chato, principalmente quando se trabalham com grupos mais antigos como esponjas e corais, grupos em que os exemplos estudados muitas vezes estão longe do alcance dos alunos, ficando totalmente descontextualizado. Isso gera, no estudante, um descaso com o tema e posteriormente com o ambiente. Diante desse fato foi desenvolvida uma proposta que permita aumentar o interesse dos alunos, dando-lhes autonomia para construir sua própria aprendizagem, respeitando as características individuais de cada um. Assim, o professor é colocado como mediador do conhecimento e não como personagem principal. Isso pode acontecer a partir de atividades que promovam a interação entre os alunos, o estímulo para o pensar e para o refletir, a capacidade de argumentar, questionar e formular hipóteses. Desse modo, com uma aula dividida em três etapas, na sala de aula e no campo, pode-se observar o desempenho de alunos e professor no processo de construção da aprendizagem; quais fatores interferem positiva e negativamente e de que modo esses últimos podem ser minimizados ou mesmo eliminadospt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências por Investigaçãopt_BR
dc.subject.otherCiencias (Primeiro grau) Estudo e ensinopt_BR
dc.titleRelato de uma experiência da aplicação da metodologia investigativa no sétimo ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_viviane_ribeiro.pdf145.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.