Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVFXA
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Educação em saúde no pré-natal: uma revisão integrativa
Autor(es): Ana Maria Ramos da Silva
primer Tutor: Maria Ligia Dias Barbosa
primer miembro del tribunal : Elizabeth Mendes das Gracas
Resumen: O pré-natal e nascimento são momentos únicos para cada mulher e uma experiência especial no universo familiar. Os profissionais de saúde têm um papel importante como educadores no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal. O trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da literatura sobre as produções científicas relacionadas à educação em saúde no pré-natal. Para tanto, realizou-se uma busca em estudos publicados em periódicos indexados nas bases de dados LILACS e BDENF. A população desse estudo foi constituída por 110 artigos e uma amostra de 07. O estudo mostrou que 71,4% dos artigos pesquisados tratam da importância da participação da gestante no processo educativo para obtenção de uma ação transformadora, enquanto que 14,3% retratam a importância do enfermeiro enquanto membro da equipe de saúde da família, nas ações educativas no pré-natal. Também com 14,3% foi evidenciado a importância da inclusão de forma sistemática dos homens nos cenários de atenção a saúde no pré-natal, contribuindo no aprofundamento das relações do casal e do grupo. O estudo revela que não só enfermeiros estão realizando pesquisas sobre o pré-natal, mas também outros profissionais como fisioterapeutas, médicos, odontólogos, farmacêuticos e biólogos, o que mostra e confirma o quão importante é a educação em saúde no pré-natal. O estudo permite dizer que o sucesso da educação em saúde no pré-natal está ligado a vários fatores como implementação de grupos operativos formados por equipe mutiprofissional, sendo essa equipe co-responsável juntamente com a enfermagem e gestantes, abandonando a visão tradicional de somente transmitir conhecimentos, mas sim de troca de experiências através do diálogo, dinâmicas, dentre outras possibilidades.
Abstract: The prenatal and birth are unique moments for each woman and a special experience in the family universe. Health professionals have an important role as educators throughout all stages of pregnancy-puerperal cycle. The work aims to conduct a literature review on the scientific production related to health education in prenatal care. To this end, we carried out a search of studies published in journals indexed in LILACS and BDENF. The study population consisted of 110 articles and a sample of 07. The study showed that 71.4% of the surveyed articles address the importance of the woman's participation in the educational process to obtain a transformation, while 14.3% reflect the importance of inclusion of the nurse as a member of the family health team in action prenatal education. 14.3% was also shown the importance in a systematic way of men in the scenarios of health care during the prenatal period, contributing to the deepening of relations between the couple and the group. The study shows that nurses are not only conducting research on prenatal care, but also other professionals such as physiotherapists, doctors, dentists, pharmacists and biologists, which shows and confirms how important health education in prenatal care. The study allows us to say that the success of health education in prenatal care is linked to various factors such as implementation of operational groups formed by mutiprofissional team, that team being co-responsible along with nursing and pregnant women, abandoning the traditional view only transmit knowledge, but to exchange experiences through dialogue, dynamics, among other possibilities.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação profissional
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVFXA
Fecha del documento: 18-may-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_ana_maria.pdf319.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.