Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVFXA
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Educação em saúde no pré-natal: uma revisão integrativa |
Autor(es): | Ana Maria Ramos da Silva |
Primeiro Orientador: | Maria Ligia Dias Barbosa |
Primeiro membro da banca : | Elizabeth Mendes das Gracas |
Resumo: | O pré-natal e nascimento são momentos únicos para cada mulher e uma experiência especial no universo familiar. Os profissionais de saúde têm um papel importante como educadores no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal. O trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica da literatura sobre as produções científicas relacionadas à educação em saúde no pré-natal. Para tanto, realizou-se uma busca em estudos publicados em periódicos indexados nas bases de dados LILACS e BDENF. A população desse estudo foi constituída por 110 artigos e uma amostra de 07. O estudo mostrou que 71,4% dos artigos pesquisados tratam da importância da participação da gestante no processo educativo para obtenção de uma ação transformadora, enquanto que 14,3% retratam a importância do enfermeiro enquanto membro da equipe de saúde da família, nas ações educativas no pré-natal. Também com 14,3% foi evidenciado a importância da inclusão de forma sistemática dos homens nos cenários de atenção a saúde no pré-natal, contribuindo no aprofundamento das relações do casal e do grupo. O estudo revela que não só enfermeiros estão realizando pesquisas sobre o pré-natal, mas também outros profissionais como fisioterapeutas, médicos, odontólogos, farmacêuticos e biólogos, o que mostra e confirma o quão importante é a educação em saúde no pré-natal. O estudo permite dizer que o sucesso da educação em saúde no pré-natal está ligado a vários fatores como implementação de grupos operativos formados por equipe mutiprofissional, sendo essa equipe co-responsável juntamente com a enfermagem e gestantes, abandonando a visão tradicional de somente transmitir conhecimentos, mas sim de troca de experiências através do diálogo, dinâmicas, dentre outras possibilidades. |
Abstract: | The prenatal and birth are unique moments for each woman and a special experience in the family universe. Health professionals have an important role as educators throughout all stages of pregnancy-puerperal cycle. The work aims to conduct a literature review on the scientific production related to health education in prenatal care. To this end, we carried out a search of studies published in journals indexed in LILACS and BDENF. The study population consisted of 110 articles and a sample of 07. The study showed that 71.4% of the surveyed articles address the importance of the woman's participation in the educational process to obtain a transformation, while 14.3% reflect the importance of inclusion of the nurse as a member of the family health team in action prenatal education. 14.3% was also shown the importance in a systematic way of men in the scenarios of health care during the prenatal period, contributing to the deepening of relations between the couple and the group. The study shows that nurses are not only conducting research on prenatal care, but also other professionals such as physiotherapists, doctors, dentists, pharmacists and biologists, which shows and confirms how important health education in prenatal care. The study allows us to say that the success of health education in prenatal care is linked to various factors such as implementation of operational groups formed by mutiprofissional team, that team being co-responsible along with nursing and pregnant women, abandoning the traditional view only transmit knowledge, but to exchange experiences through dialogue, dynamics, among other possibilities. |
Assunto: | Educação em enfermagem Capacitação profissional |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9DVFXA |
Data do documento: | 18-Mai-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_ana_maria.pdf | 319.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.