Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKGUS
Type: Monografias de Especialização
Title: O projeto politico pedagogico e a gestão democrática escolar: a importância da integração de políticas públicas para uma educação de qualidade
Authors: Simone Ferreira Amaral Sousa
First Advisor: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: Este trabalho parte de um problema atual as dificuldades escolares proveniente dos problemas sociais. Estas dificuldades foram constatadas na elaboração do PPP da Escola Municipal Frei Leopoldo. Partindo dessa constatação, observou-se que um importante recurso para minimizar essa realidade é a criação de políticas públicas que promovam a união das Secretarias de Educação, Assistência Social e de Saúde, que podem juntas constituir-se como alicerces para a formação integral dos alunos. Ao se pensar na importância da integração das políticas públicas, pensa-se na agregação de valores e de forças para que todas as pessoas tenham acesso a direitos fundamentais. No entanto, as relações que compõe a implementação e consolidação das políticas publicas, mantidas pelas suas respectivas secretarias, são conflituosas e revelam uma série de problemas comuns da realidade brasileira, que de forma indireta refletem no espaço escolar. Partindo dessa constatação, por meio de um referencial teórico, o presente trabalho visa discutir a intersetoriedade das políticas afim da plenitude da democracia e cidadania, que são construídas, exemplarmente no campo da Educação por meio dos Projetos Políticos Pedagógicos e da Gestão escolar democrática.
Subject: Educação
Políticas públicas
Gestão democrática
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKGUS
Issue Date: 4-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
simoneferreiraamaralsousa.pdf175.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.