Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G
Type: Monografias de Especialização
Title: Currículo em educação infantil: a importância da construção de "significados" para a constituição da aprendizagem
Authors: Tani Rose Ribeiro Peret Moraes
First Advisor: Márcia Helena Mesquita Ferreira
First Referee: Hormindo Pereira de Souza Junior
Abstract: A presente pesquisa é uma reflexão em torno do brincar como elemento fundamental que norteia o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil. O objetivo principal desse trabalho foi tecer reflexões acerca da importância do brincar como instrumento pedagógico na educação infantil. Os objetivos específicos foram: entender como os educadores posicionam-se diante do brincar como um importante eixo pedagógico da Educação Infantil; conhecer o impacto positivo das brincadeiras no processo de formação da criança; analisar como as brincadeiras têm sido exploradas dentro do espaço escolar, principalmente dentro de creches e pré-escolas; apontar o aspecto do desenvolvimento infantil mais contemplado pelas brincadeiras; conhecer os eixos temáticos da Educação Infantil cujos conteúdos são mais flexíveis para trabalhá-los por meio de brincadeiras; conhecer as brincadeiras que as crianças mais apreciam dentro do espaço escolar. Para a realização desse trabalho foi realizada uma pesquisa documental, com base na análise do Projeto Político Pedagógico da escola utilizada para a pesquisa.
Subject: Curriculos
Escolas  Organização e administração
Educação pre-escolar
Brincadeiras
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9EKH3G
Issue Date: 28-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
taniroseribeiroperetmoraes.pdf731.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.