Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHBF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Tempo integral: um estudo sobre o programa "Escola Integrada" desenvolvido pela E. M. "Nossa Escola", suas relações com a comunidade escolar |
Authors: | Ana de Barros Silveira Pequeno |
First Advisor: | Viviane Aparecida Rodrigues |
First Referee: | Hormindo Pereira de Souza Junior |
Abstract: | O presente trabalho pretende analisar a experiência do Programa Escola Integrada (PEI) criado pela Prefeitura / Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, que visa garantir a extensão da jornada dos estudantes das escolas municipais, através da oferta de atividades culturais e educativas diversas, no contra turno de estudo dos (as) alunos (as) participantes. Focaremos nosso trabalho no PEI da Escola Municipal Nossa Escola (EMNE), que aderiu ao programa a partir de março de 2009. O objetivo do estudo será verificar em que medida o PEI tem contribuído para melhoria da qualidade do ensino oferecido aos estudantes da EMNE. Nesse sentido, procuraremos elucidar as seguintes questões através de nossa pesquisa: 1º - Em que medida, a ampliação do tempo escolar tem influenciado na melhoria das condições de aprendizagem dos alunos? 2 º - Quais os critérios são utilizados pela Escola na definição da matriz curricular do PEI? 3º - Quais atividades extracurriculares diferenciadas têm sido trabalhadas no PEI? 4º - Qual o papel da gestão escolar frente ao desenvolvimento do PEI e aos desafios encontrados. |
Subject: | Comunidade e escola Escolas Organização e Administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FBHBF |
Issue Date: | 29-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_ana_de_barros_silveira_pequeno.pdf | 418.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.