Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCHC8
Type: Monografias de Especialização
Title: Avaliar para realimentar o saber e as práticas educativas
Authors: Karina Christiana Ferreira
First Advisor: Renato Lopes dos Santos
Abstract: A avaliação da aprendizagem merece destaque e reflexão, tanto no Projeto Político- Pedagógico de todas as escolas, quanto no estudo de cunho científico que aponta vários pressupostos sobre a prática docente, o aprendizado e as relações sóciointerativas do processo e da transformação exercidas por ele. A reflexão desse Trabalho de Conclusão de Curso salienta paradigmas, que ocultos na avaliação tradicional, ainda impõem uma relação de poder entre avaliados e avaliadores. Mas, prioritariamente, o Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Vera Lúcia Paraíso abre precedência para os efeitos positivos do processo avaliativo democrático, onde os resultados são sistematizados e servem como parâmetro para avaliar o trabalho docente e por outro lado se transformam em avaliação institucional, oferecendo indicadores capazes de auxiliar no processo de envolvimento dos profissionais para o trabalho coletivo da escola.
Subject: Alunos  Avaliação
Rendimento escolar
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCHC8
Issue Date: 27-Jan-2011
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_karina_christiana_ferreira.pdf586.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.