Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCHC8
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Avaliar para realimentar o saber e as práticas educativas |
Authors: | Karina Christiana Ferreira |
First Advisor: | Renato Lopes dos Santos |
Abstract: | A avaliação da aprendizagem merece destaque e reflexão, tanto no Projeto Político- Pedagógico de todas as escolas, quanto no estudo de cunho científico que aponta vários pressupostos sobre a prática docente, o aprendizado e as relações sóciointerativas do processo e da transformação exercidas por ele. A reflexão desse Trabalho de Conclusão de Curso salienta paradigmas, que ocultos na avaliação tradicional, ainda impõem uma relação de poder entre avaliados e avaliadores. Mas, prioritariamente, o Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Vera Lúcia Paraíso abre precedência para os efeitos positivos do processo avaliativo democrático, onde os resultados são sistematizados e servem como parâmetro para avaliar o trabalho docente e por outro lado se transformam em avaliação institucional, oferecendo indicadores capazes de auxiliar no processo de envolvimento dos profissionais para o trabalho coletivo da escola. |
Subject: | Alunos Avaliação Rendimento escolar Gestão democrática Escolas Organização e Administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCHC8 |
Issue Date: | 27-Jan-2011 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_karina_christiana_ferreira.pdf | 586.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.