Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEHLV
Type: Monografias de Especialização
Title: Plano de intervenção: Construir uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam como docentes nos cursos da ETSUS/RS
Authors: Salete Paula de Moura
First Advisor: Celina Maria Modena
First Referee: Tacia Maria Pereira Flisch
Abstract: Este trabalho tem como objetivo fundamentar a construção de uma proposta de formação pedagógica para os profissionais que atuam na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Sul (ETSUS/RS), destacando a importância da mesma, trazendo para o cenário escolar elementos que possibilitem a construção das competências coletivas essenciais ao trabalho voltado para a ação crítica e transformadora, de forma comprometida com os desafios da atual realidade social brasileira; a partir das reflexões acerca do trabalho desenvolvido nesta escola. No momento atual da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) faz-se necessário a construção de uma proposta de formação docente que produza modos subjetivos, novas e diferentes formas de ser trabalhador da saúde, que (re)existam ao que está instituído e se aliem ao desafio de afirmar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo como referência central o significado social da ação educativa no âmbito da saúde.
Abstract: This paper aims to support the construction of a proposed pedagogical training for professionals working in the Technical School of the Health System of Rio Grande do Sul (ETSUS / RS), highlighting the importance of it, bringing to the school setting elements enabling the construction of collective competences essential to work toward the critical and transformative action, so committed to the challenges of the current Brazilian social reality, from the reflections about the work of this school. At the present Net SUS Technical Schools (RETSUS) it is necessary to build a proposal for teacher education that produces subjective modes, new and different ways of being a health worker, who (re) introduced to what is there and if you combine the challenge of affirming the principles and guidelines of the Unified Health System (SUS), as a central reference the social significance of educational action in health.
Subject: Educação em Enfermagem
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FEHLV
Issue Date: 24-Jun-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pedagógica nas Escolas Téc. do SUS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
salete_paula_de_moura.pdf316.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.