Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSGBD
metadata.dc.type: Monografias de Especialização
Title: Família e escola: uma parceria possível na formação de crianças leitoras
metadata.dc.creator: Solange Aparecida Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Sandro Vinicius Sales dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Clenice Griffo
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar quais são as percepções das famílias sobre formação do hábito de leitura em crianças de 5/6 numa turma de uma Unidade Municipal de Educação Infantil de Belo Horizonte. Partindo do envolvimento da pesquisadora com o tema e do entendimento dos documentos produzidos pelo Ministério da Educação sobre a corresponsabilidade entre família e escola na formação integral da criança, a pesquisa buscou refletir sobre a parceria família escola na formação de crianças leitoras. Neste contexto pretende-se analisar e descrever a importância da leitura literária no interior das famílias destas crianças, possibilitando o envolvimento das mesmas com a leitura literária no âmbito familiar e escolar. Buscando, contribuir com o processo de formação de leitores através de um projeto de leitura e discussão acerca da importância de ler contos para crianças. Este trabalho conjugou pesquisa e prática a fim de promover a vivência diária com a leitura literária por meio da mediação do adulto, seja em casa ou na escola, contribuindo assim para iniciar o processo de formação de leitores.
metadata.dc.subject.other: Educação
Comunidade e escola
Interesses na leitura
Educação pre-escolar
metadata.dc.language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
metadata.dc.publisher.initials: UFMG
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FSGBD
Issue Date: 30-Nov-2013
Appears in Collections:Especialização em Docência na Educação Infantil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia__ltima_vers_o.pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.