Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV
Type: Monografias de Especialização
Title: Espaço físico e o desenvolvimento cognitivo e social na educação infantil
Authors: Janaina Pedrosa de Souza
First Advisor: Jose Simoes de Almeida Junior
First Referee: Livia Maria Fraga Vieira
Abstract: O projeto de intervenção foi realizado numa instituição pública de Educação Infantil com crianças, mais especificamente uma turma com a idade de 4 (quatro) anos, com o objetivo de refletir acerca dos modos de interação das crianças com o espaço físico da sala de aula. Discuti-se a importância do espaço físico, não somente como um espaço vazio e sem interferência no desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas como instigador para a construção e aprendizagem do conhecimento pela criança. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando pesquisadores como: Horn (2004), Zabalza (1998), Edwards, Gandini, Forman (1999), os quais discutem a importância do espaço no desenvolvimento infantil e como ele é percebido e utilizado pelas crianças. O resultado do projeto de intervenção foi a percepção por parte das crianças do espaço da sala de aula como um lugar de possibilidades, promotor da autonomia e aprendizagem.
Subject: Educação pre-escolar
Ambiente de sala de aula
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV
Issue Date: 14-Jul-2012
Appears in Collections:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
espa_o_e_desenvolvimento.pdf536.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.