Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Espaço físico e o desenvolvimento cognitivo e social na educação infantil |
Authors: | Janaina Pedrosa de Souza |
First Advisor: | Jose Simoes de Almeida Junior |
First Referee: | Livia Maria Fraga Vieira |
Abstract: | O projeto de intervenção foi realizado numa instituição pública de Educação Infantil com crianças, mais especificamente uma turma com a idade de 4 (quatro) anos, com o objetivo de refletir acerca dos modos de interação das crianças com o espaço físico da sala de aula. Discuti-se a importância do espaço físico, não somente como um espaço vazio e sem interferência no desenvolvimento cognitivo e social da criança, mas como instigador para a construção e aprendizagem do conhecimento pela criança. Esta pesquisa foi realizada baseada em revisão bibliográfica, considerando pesquisadores como: Horn (2004), Zabalza (1998), Edwards, Gandini, Forman (1999), os quais discutem a importância do espaço no desenvolvimento infantil e como ele é percebido e utilizado pelas crianças. O resultado do projeto de intervenção foi a percepção por parte das crianças do espaço da sala de aula como um lugar de possibilidades, promotor da autonomia e aprendizagem. |
Subject: | Educação pre-escolar Ambiente de sala de aula |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9NUHNV |
Issue Date: | 14-Jul-2012 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
espa_o_e_desenvolvimento.pdf | 536.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.