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http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O desafio de transformar a escola num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia |
Authors: | Dulcinalva Campos |
First Advisor: | Priscila Rezende Moreira |
Abstract: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende analisar o desafio de transformar a Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO) num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia contemplando a participação efetiva dos diversos atores sociais do universo escolar na formulação e na implementação da gestão democrática. O que se pretende com esta análise é alcançar um entendimento maior sobre as possibilidades de consolidação da escola como um espaço de socialização e de formação para a cidadania. Em ensejo, propõe uma reflexão sobre a importância do papel do gestor escolar na construção de uma nova concepção de gestão escolar a qual garanta o direito de intervenção das pessoas envolvidas na tomada de decisões no interior da escola, tendo como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico-PPP da referida escola. Para subsidiar este trabalho, algumas considerações de autores foram estudadas, tais como, Dourado(2015) e Navarro (2004), além da análise de documentos e publicações do Ministério da Educação (MEC), com objetivo principal de delinear considerações importantes sobre gestão democrática e participação na escola para a melhoria da aprendizagem. |
Subject: | Escolas Gestão democrática Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
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