Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL
Type: Monografias de Especialização
Title: O desafio de transformar a escola num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia
Authors: Dulcinalva Campos
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pretende analisar o desafio de transformar a Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira (EMPLO) num espaço onde se vivencia a plenitude da democracia contemplando a participação efetiva dos diversos atores sociais do universo escolar na formulação e na implementação da gestão democrática. O que se pretende com esta análise é alcançar um entendimento maior sobre as possibilidades de consolidação da escola como um espaço de socialização e de formação para a cidadania. Em ensejo, propõe uma reflexão sobre a importância do papel do gestor escolar na construção de uma nova concepção de gestão escolar a qual garanta o direito de intervenção das pessoas envolvidas na tomada de decisões no interior da escola, tendo como objeto de estudo o Projeto Político Pedagógico-PPP da referida escola. Para subsidiar este trabalho, algumas considerações de autores foram estudadas, tais como, Dourado(2015) e Navarro (2004), além da análise de documentos e publicações do Ministério da Educação (MEC), com objetivo principal de delinear considerações importantes sobre gestão democrática e participação na escola para a melhoria da aprendizagem.
Subject: Escolas Gestão democrática
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQJTL
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dulcinalva.pdf186.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.