Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X
Type: Monografias de Especialização
Title: O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática
Authors: Elizet Maria Silva
First Advisor: Eliandra da Costa Mendes
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Intervenção Pedagógica implementada na Escola Municipal Ângelo Ricardo, localizada no município de Frutal (MG). A instituição sempre proporcionou recuperação paralela para seus alunos e atualmente desenvolve um projeto específico, O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o Ciclo da Alfabetização e a Implementação de uma Escola Democrática com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e garantir que o aluno dê continuidade aos seus estudos. O projeto tem como proposta diminuir o fracasso escolar e baixar o índice de evasão. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar que o PIP está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e com as legislações educacionais vigentes. Nesse âmbito o papel do Gestor é de fundamental importância para assegurar a efetiva implementação do mesmo e para garantir/fomentar o envolvimento de toda a comunidade.
Subject: Escolas Gestão democrática
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elizet.pdf360.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.