Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o ciclo daalfabetização e a implementação de uma escola democrática |
Authors: | Elizet Maria Silva |
First Advisor: | Eliandra da Costa Mendes |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo analisar o Plano de Intervenção Pedagógica implementada na Escola Municipal Ângelo Ricardo, localizada no município de Frutal (MG). A instituição sempre proporcionou recuperação paralela para seus alunos e atualmente desenvolve um projeto específico, O Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) para o Ciclo da Alfabetização e a Implementação de uma Escola Democrática com o intuito de assegurar uma educação de qualidade e garantir que o aluno dê continuidade aos seus estudos. O projeto tem como proposta diminuir o fracasso escolar e baixar o índice de evasão. Através de pesquisa documental e bibliográfica foi possível identificar que o PIP está em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola e com as legislações educacionais vigentes. Nesse âmbito o papel do Gestor é de fundamental importância para assegurar a efetiva implementação do mesmo e para garantir/fomentar o envolvimento de toda a comunidade. |
Subject: | Escolas Gestão democrática Planejamento educacional Escolas Organização e administração |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQK3X |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
elizet.pdf | 360.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.