Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQM7N
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Relação família-escola: um estudo sobre a participação das famílias no evento Dia D Toda Comunidade Participando em uma escola de Ipatinga-MG |
Authors: | Neuza Alves Duarte Souza |
First Advisor: | Aline Gabriele Pereira |
Abstract: | Este trabalho tem como tema a participação dos pais na escola, em especial no Dia D, que é uma ação pedagógica que envolve educadores e comunidade, realizada por meio de uma parceria entre o Governo de Minas e os municípios do Estado. A escolha do tema deu-se em função de ser um grande desafio enfrentado pela gestão escolar efetivar a participação dos pais. Sendo assim, o propósito deste trabalho é buscar elementos para dar suporte à escola para aperfeiçoar suas relações com a comunidade escolar, com o objetivo de melhorar sua participação no evento Dia D, e para tanto, foi utilizada a análise bibliográfica de autores que estudam o tema. Constata-se que a escola precisa ter maior clareza de seu papel, refletir sobre a importância de exercer uma gestão democrática. Para garantir a participação é preciso repensar o fazer da escola, tendo foco no diálogo para uma construção diária, em envolver a comunidade escolar, que aos poucos se sentirá a vontade para participar das decisões da escola, e consequentemente fazer parte de sua rotina. |
Subject: | Comunidade e escola Educação Participação dos pais Escolas Organização e administração Lar e escola |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQM7N |
Issue Date: | 21-Mar-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_neuza_alves_duarte_souza_t14__5_.pdf | 635.66 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.