Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQPNH
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Afetividade e ensino-aprendizagem: a abordagem pela gestão democrática na educação infantil pública
Autor(es): Giselle Maria Brasileiro Guimarães
Primeiro Orientador: Angela Carmem Abreu Fraga Fonseca
Primeiro membro da banca : Rogerio Correia da Silva
Resumo: Esta análise objetiva refletir sobre as relações de afetividade e ensino-aprendizagem que se estabelecem entre gestor/professor/aluno em uma escola pública de educação infantil, fundamentada no pensamento Walloniano. Henri Wallon, teórico que deu base para este estudo acerca da afetividade na relação professor/aluno para o sucesso da aprendizagem das crianças da Educação Infantil, destaca a emoção como vínculo primeiro e de fundamental importância nas relações humanas. De forma que observando a relação gestor/professor/aluno, vê-se a presença constante da emoção. A partir daí, fundamentam-se os processos reflexivos sobre as relações entre afetividade e ensino-aprendizagem na educação infantil, ressalta-se a importância do tratamento humanizado e da prática responsável da docência, com auxílio do gestor, principalmente àqueles que se encontram no início da escolarização.
Assunto: Psicologia educacional
Escolas Organização e administração
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WQPNH
Data do documento: 21-Mar-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_de_especializa__o_giselle_maria_brasileiro_guimar_es.pdf256.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.