Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Type: Monografias de Especialização
Title: Organização dos tempos de planejamento dos professores: construção e os desdobramentos do Projeto Político-Pedagógico
Authors: Cláudia Márcia Ribeiro
First Advisor: Hasla de Paula Pacheco
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógicoda Escola Municipal Hilda Nunes Brandão, no eixo Tempos e Espaços Escolares e a organização do tempo do trabalho do corpo docente da escola, objetivando refletir sobre gestão do tempo a e como ele é organizado de forma a garantir o tempo de planejamento dos docentes na instituição. Buscou-se neste trabalho apresentar como suporte para o embasamentoteóricioo Projeto Político Pedagógico (PPP), documento que direciona a organização do trabalho na instituição, a legislação em vigor e autores que discutem sobre o assunto comoSouza(1999), Cavaliere (2007), Dourado(2003), Vasconcellos(2004), Torres(2001), dentre outros. Como principais reflexões, atenta-se para gestão do tempo na instituição, a importância do PPP como balizador das práticas pedagógicas, a importância do tempo de planejamento para o docente e a sua determinação legal, além de refletir sobre os reflexos da implementação do tempo pedagógico docente na escola.
Subject: Professores Participação na administração
Planejamento educacional
Escolas Organização e administração
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WRGCE
Issue Date: 21-Mar-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
claudia.pdf184.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.