Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2FQF
Type: Monografias de Especialização
Title: O uso de mapas conceituais em atividades investigativas
Authors: Natalia Vieira de Carvalho
First Advisor: Sidney Maia Araújo
Abstract: Atividades investigativas apresentam características específicas que as diferenciam dos métodos tradicionais de ensino e, portanto o registro e avaliação de todo o processo necessitam de métodos alternativos. Esse tipo de atividade envolve a construção de conceitos, enquanto os mapas conceituais buscam estabelecer as relações existentes entre conceitos e ambos visam a aprendizagem significativa. Considerando a importância da participação ativa dos alunos em atividades investigativas, vê-se nos mapas conceituais uma ferramenta compatível e viável para essa metodologia de ensino, sendo então uma ferramenta pedagógica com grandes potencialidades de aplicações pedagógicas para facilitar, aprimorar e contribuir efetivamente para atividades com metodologia investigativa.
Subject: Aprendizagem experimental
Ciências (Ensino fundamental) Estudo e ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Z2FQF
Issue Date: 10-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências por Investigação EAD

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