Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Parceria família-escola: limites e possibilidades |
Autor(es): | Cleidmar Costa de Almeida Pinho |
primer Tutor: | Priscila Rezende Moreira |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso-TCC faz alguns questionamentos sobre a relação família-escola a partir da análise do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna, apresenta reflexões a cerca da relação entre ambos os segmentos, possíveis influências no desenvolvimento humano e na aprendizagem escolar e como essa relação pode ser um importante instrumento de integração e participação na gestão escolar na busca da qualidade e melhores resultados na aprendizagem. Para a realização do mesmo procuro dialogar com Carvalho (2000) que aponta a família como uma das variáveis responsáveis pelo sucesso ou fracasso escolar do aluno, e com as autoras Dessen & Polonia (2007) que consideram as instituições escola e família como contextos de suma importância na formação e no desenvolvimento humano. Algumas considerações são feitas no sentido de promover uma parceria mais efetiva entre a família e a escola buscando garantir a efetivação da gestão democrática e o direito à educação. |
Asunto: | Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF |
Fecha del documento: | 1-ago-2015 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_cleidmar_c_a_pinho_turma1__1_.pdf | 528.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.