Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Parceria família-escola: limites e possibilidades |
Authors: | Cleidmar Costa de Almeida Pinho |
First Advisor: | Priscila Rezende Moreira |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso-TCC faz alguns questionamentos sobre a relação família-escola a partir da análise do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna, apresenta reflexões a cerca da relação entre ambos os segmentos, possíveis influências no desenvolvimento humano e na aprendizagem escolar e como essa relação pode ser um importante instrumento de integração e participação na gestão escolar na busca da qualidade e melhores resultados na aprendizagem. Para a realização do mesmo procuro dialogar com Carvalho (2000) que aponta a família como uma das variáveis responsáveis pelo sucesso ou fracasso escolar do aluno, e com as autoras Dessen & Polonia (2007) que consideram as instituições escola e família como contextos de suma importância na formação e no desenvolvimento humano. Algumas considerações são feitas no sentido de promover uma parceria mais efetiva entre a família e a escola buscando garantir a efetivação da gestão democrática e o direito à educação. |
Subject: | Educação Participação dos pais Família Educação Escolas Organização e administração Lar e escola |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF |
Issue Date: | 1-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_cleidmar_c_a_pinho_turma1__1_.pdf | 528.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.