Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Parceria família-escola: limites e possibilidades
Autor(es): Cleidmar Costa de Almeida Pinho
Primeiro Orientador: Priscila Rezende Moreira
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso-TCC faz alguns questionamentos sobre a relação família-escola a partir da análise do Projeto Político Pedagógico-PPP da Escola Estadual Ariano Suassuna, apresenta reflexões a cerca da relação entre ambos os segmentos, possíveis influências no desenvolvimento humano e na aprendizagem escolar e como essa relação pode ser um importante instrumento de integração e participação na gestão escolar na busca da qualidade e melhores resultados na aprendizagem. Para a realização do mesmo procuro dialogar com Carvalho (2000) que aponta a família como uma das variáveis responsáveis pelo sucesso ou fracasso escolar do aluno, e com as autoras Dessen & Polonia (2007) que consideram as instituições escola e família como contextos de suma importância na formação e no desenvolvimento humano. Algumas considerações são feitas no sentido de promover uma parceria mais efetiva entre a família e a escola buscando garantir a efetivação da gestão democrática e o direito à educação.
Assunto: Educação Participação dos pais
Família Educação
Escolas Organização e administração
Lar e escola
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZGGBF
Data do documento: 1-Ago-2015
Aparece nas coleções:Especialização em Gestão Escolar EAD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_cleidmar_c_a_pinho_turma1__1_.pdf528.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.