Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHPDC
Type: Monografias de Especialização
Title: Conselho escolar: instrumento do trabalho democrático na escola
Authors: Cleone Martins de Souza Delfim
First Advisor: Rita Cristina Lima Lages e Silva
Abstract: Este estudo é uma pesquisa sobre Conselho Escolar. Pretende-se enfatizar as atividades desenvolvidas pelo Conselho Escolar de modo a incentivar e garantir o protagonismo de toda a Comunidade e a coparticipação de todos na busca da construção de uma gestão democrática. O conselho escolar é a melhor e mais viável estratégia para construir novas concepções, conhecimentos, criação de práticas e espaços de interação em parceria com a comunidade escolar. O conselho representa uma oportunidade de participação e decisão, um espaço de discussão, negociação, encaminhamentos de demandas educacionais, em busca de transparência, e autonomia. Às vezes assume um papel puramente burocrático para validação de termos de compromissos e outras necessidades do cotidiano. A qualidade da educação não depende apenas de uma gestão democrática, mas de um planejamento participativo e de um projeto pedagógico eficiente e contextualizado com a realidade da escola. Afirma Veiga (2001, p.34).
Subject: Educação
Escolas  Organização e administração
Conselhos de educação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZHPDC
Issue Date: 17-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cleone.pdf789.91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.