Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U
Type: Monografias de Especialização
Title: Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática
Authors: Ivone Rosa Ferreira de Sá
First Advisor: Rita Cristina Lima Lages e Silva
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo explicitar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental localizada no Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora. A construção do PPP teve a participação dos segmentos de professores, funcionários, pais e alunos. Diante da inexistência do PPP, a escola realizou reuniões, reflexões e planejamento de ações. Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Azevedo (2004), Casassaus (2013), Cury (2006), Gonçalves e Carmo (2001), Oliveira (2013), Silva (2013), Veiga (2008) e outros pesquisadores que defendem uma educação democrática e de qualidade. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, o processo de início de construção do PPP nessa instituição pública de ensino ajudou na gestão democrática, pois os sujeitos participantes deram o primeiro passo do exercício de cidadania.
Subject: Educação
Gestão democrática
Escolas Organizacao e administracao
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U
Issue Date: 17-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ivone.pdf596.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.