Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | Projeto Político Pedagógico: uma ferramenta da gestão democrática |
Authors: | Ivone Rosa Ferreira de Sá |
First Advisor: | Rita Cristina Lima Lages e Silva |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo explicitar o processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola pública municipal de Ensino Fundamental localizada no Vale do Aço, Minas Gerais. A pesquisa é um relato de experiência da pesquisadora. A construção do PPP teve a participação dos segmentos de professores, funcionários, pais e alunos. Diante da inexistência do PPP, a escola realizou reuniões, reflexões e planejamento de ações. Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Azevedo (2004), Casassaus (2013), Cury (2006), Gonçalves e Carmo (2001), Oliveira (2013), Silva (2013), Veiga (2008) e outros pesquisadores que defendem uma educação democrática e de qualidade. Os dados aqui relatados apontam para o fato de que, no contexto pesquisado, o processo de início de construção do PPP nessa instituição pública de ensino ajudou na gestão democrática, pois os sujeitos participantes deram o primeiro passo do exercício de cidadania. |
Subject: | Educação Gestão democrática Escolas Organizacao e administracao |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPR9U |
Issue Date: | 17-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.