Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTKLF
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A relação de trabalho docente diante das demandas da qualidade da educação |
Authors: | Maria de Fátima Anselmo Claudio |
First Advisor: | Priscila Rezende Moreira |
Abstract: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso-TCC reporta-se as implicações da relação de trabalho docente para a qualidade da educação e, especialmente para a educação na Escola Municipal Dom Orione, a partir da análise crítica do seu Projeto Político Pedagógico-PPP. Uma escola que incorpora uma gestão democrática, participativa, inclusiva e que dá voz a comunidade para participar das tomadas de decisões. Sobretudo, a relação do trabalho docente é um conflito no âmbito escolar, mesmo com as tomadas de decisões colegiadas. O trabalho docente é um ponto bem marcante no projeto político pedagógico da escola. Por fim, a proposta é a reflexão sobre este tema, sob o prisma da Gestão Democrática à luz dos estudos de Basso (1998), Caglieri (1998), Dalben (2004), Hypólito (1991), Leite (2005), Paro (1996), Sancho (2006), e Vieira (2014); além das legislações que tratam sobre a organização escolar, tal como, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996). |
Subject: | Escolas Gestão democrática Professores Participação na administração Escolas Organização e administração Professores Relações trabalhistas Professores Ambiente de trabalho |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTKLF |
Issue Date: | 1-Aug-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc___maria_de_f_tima___5__vers_o.pdf | 144.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.