Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTKLF
Type: Monografias de Especialização
Title: A relação de trabalho docente diante das demandas da qualidade da educação
Authors: Maria de Fátima Anselmo Claudio
First Advisor: Priscila Rezende Moreira
Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso-TCC reporta-se as implicações da relação de trabalho docente para a qualidade da educação e, especialmente para a educação na Escola Municipal Dom Orione, a partir da análise crítica do seu Projeto Político Pedagógico-PPP. Uma escola que incorpora uma gestão democrática, participativa, inclusiva e que dá voz a comunidade para participar das tomadas de decisões. Sobretudo, a relação do trabalho docente é um conflito no âmbito escolar, mesmo com as tomadas de decisões colegiadas. O trabalho docente é um ponto bem marcante no projeto político pedagógico da escola. Por fim, a proposta é a reflexão sobre este tema, sob o prisma da Gestão Democrática à luz dos estudos de Basso (1998), Caglieri (1998), Dalben (2004), Hypólito (1991), Leite (2005), Paro (1996), Sancho (2006), e Vieira (2014); além das legislações que tratam sobre a organização escolar, tal como, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996).
Subject: Escolas Gestão democrática
Professores Participação na administração
Escolas Organização e administração
Professores Relações trabalhistas
Professores Ambiente de trabalho
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZTKLF
Issue Date: 1-Aug-2015
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc___maria_de_f_tima___5__vers_o.pdf144.03 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.