Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFT7
Tipo: Monografias de Especialização
Título: A formação profissional de técnicos de enfermagem em saúde mental
Autor(es): Adriana Choucair de Carvalho Gama
primer Tutor: Giovana Paula Rezende Simino
Resumen: Este trabalho objetivou refletir acerca do processo de formação profissional de técnicos de enfermagem em saúde mental. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma revisão integrativa com análises de artigos publicados nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e MEDLINE. Utilizou-se os descritores saúde mental, enfermagem e ensino profissional. Dentre os estudos relacionados, foram encontrados 66 artigos que foram lidos através de seus resumos e selecionados 4 destes. Estes artigos foram organizados de acordo com a história da saúde mental, as políticas de saúde mental vigentes no Brasil, o saber, a formação e a reflexão dos discentes relacionados aos doentes mentais, os desafios, avanços e perspectivas no atendimento integral ao portador de sofrimento mental. Ainda, os estudos enfatizaram a importância das reflexões dos discentes, baseado no objetivo da Reforma Psiquiátrica, quebrando a barreira que os dificultam a trabalhar na prática da assistência. Destaca-se que o número de publicações encontradas foi pequeno na última década, a partir dos descritores utilizados.
Abstract: This work aims to reflect on the training of nursing staff in mental health proceedings. It is a reflection subsidized by an integrative review of analyzes of articles published in LILACS, SciELO, MEDLINE and BDENF using descriptors mental health, nursing, vocational education. Among the related articles, 66 articles were read through abstracts and selected 4 of these were found. These items were arranged according to the history of mental health, mental health policies in force in Brazil, knowledge, training and reflection of the students related to the mentally ill, the challenges, advances and perspectives in comprehensive care to patients with mental distress. Even, studies have emphasized the importance of the reflections of students, based on the goal of the Psychiatric Reform, breaking the barrier that make it difficult to work in care practice. It is noteworthy that the number of publications found was small in the last decade, the descriptors used.
Asunto: Educação em enfermagem
Capacitação de recursos humanos em saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFT7
Fecha del documento: 23-may-2014
Aparece en las colecciones:Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
tcc_adriana_choucair_de_carvalho_gama.pdf7.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.