Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFT7
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | A formação profissional de técnicos de enfermagem em saúde mental |
Authors: | Adriana Choucair de Carvalho Gama |
First Advisor: | Giovana Paula Rezende Simino |
Abstract: | Este trabalho objetivou refletir acerca do processo de formação profissional de técnicos de enfermagem em saúde mental. Trata-se de uma reflexão subsidiada por uma revisão integrativa com análises de artigos publicados nas bases de dados LILACS, SciELO, BDENF e MEDLINE. Utilizou-se os descritores saúde mental, enfermagem e ensino profissional. Dentre os estudos relacionados, foram encontrados 66 artigos que foram lidos através de seus resumos e selecionados 4 destes. Estes artigos foram organizados de acordo com a história da saúde mental, as políticas de saúde mental vigentes no Brasil, o saber, a formação e a reflexão dos discentes relacionados aos doentes mentais, os desafios, avanços e perspectivas no atendimento integral ao portador de sofrimento mental. Ainda, os estudos enfatizaram a importância das reflexões dos discentes, baseado no objetivo da Reforma Psiquiátrica, quebrando a barreira que os dificultam a trabalhar na prática da assistência. Destaca-se que o número de publicações encontradas foi pequeno na última década, a partir dos descritores utilizados. |
Abstract: | This work aims to reflect on the training of nursing staff in mental health proceedings. It is a reflection subsidized by an integrative review of analyzes of articles published in LILACS, SciELO, MEDLINE and BDENF using descriptors mental health, nursing, vocational education. Among the related articles, 66 articles were read through abstracts and selected 4 of these were found. These items were arranged according to the history of mental health, mental health policies in force in Brazil, knowledge, training and reflection of the students related to the mentally ill, the challenges, advances and perspectives in comprehensive care to patients with mental distress. Even, studies have emphasized the importance of the reflections of students, based on the goal of the Psychiatric Reform, breaking the barrier that make it difficult to work in care practice. It is noteworthy that the number of publications found was small in the last decade, the descriptors used. |
Subject: | Educação em enfermagem Capacitação de recursos humanos em saúde |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZWFT7 |
Issue Date: | 23-May-2014 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_adriana_choucair_de_carvalho_gama.pdf | 7.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.