Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJB8
Type: | Monografias de Especialização |
Title: | O lúdico no processo ensino-aprendizagem |
Authors: | Kenia Souza Oliveira Mendes |
First Advisor: | Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira |
Abstract: | A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola independente da série escolar, para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas. O presente trabalho demonstrou a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização e situou seu uso no Ensino Fundamental I com ênfase no 1º ano. Este estudo abordou, ainda, o uso da ludicidade como instrumento de desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos. Para a realização deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica. Foi constatada a importância das brincadeiras como prática educativa para a aprendizagem dos alunos e que, a necessidade de incorporação dos recursos lúdicos façam no cotidiano escolar de maneira a auxiliar a aquisição de habilidades e, que jogar e brincar são atividades que bem orientadas, certamente, contribuirão no desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivo, afetivo e social do indivíduo, além de influenciar na aprendizagem e em todo o contexto escolar. |
Subject: | Jogos educativos Educação Escolas Organização e Administração Brincadeiras |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJB8 |
Issue Date: | 18-Jul-2013 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão Escolar EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tcc_kenia_souza_mendes.pdf | 394.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.