Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJB8
Type: Monografias de Especialização
Title: O lúdico no processo ensino-aprendizagem
Authors: Kenia Souza Oliveira Mendes
First Advisor: Jacqueline da Silva Figueiredo Pereira
Abstract: A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola independente da série escolar, para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas. O presente trabalho demonstrou a importância das atividades lúdicas nas praticas educativas da alfabetização e situou seu uso no Ensino Fundamental I com ênfase no 1º ano. Este estudo abordou, ainda, o uso da ludicidade como instrumento de desenvolvimento de habilidades e na aquisição de conhecimentos. Para a realização deste trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica. Foi constatada a importância das brincadeiras como prática educativa para a aprendizagem dos alunos e que, a necessidade de incorporação dos recursos lúdicos façam no cotidiano escolar de maneira a auxiliar a aquisição de habilidades e, que jogar e brincar são atividades que bem orientadas, certamente, contribuirão no desenvolvimento da personalidade e dos aspectos cognitivo, afetivo e social do indivíduo, além de influenciar na aprendizagem e em todo o contexto escolar.
Subject: Jogos educativos
Educação
Escolas Organização e Administração
Brincadeiras
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2FJB8
Issue Date: 18-Jul-2013
Appears in Collections:Especialização em Gestão Escolar EAD

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc_kenia_souza_mendes.pdf394.85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.